terça-feira, 30 de outubro de 2012

ÁBACO


Proposta de atividade para uma criança do 5° ano

            A aluna não conhecia um ábaco, porém, ao apresentá-lo para ela e explicar sua utilidade e modo de funcionamento, não teve dúvidas, pois conhece o sistema numérico de unidade, dezena, centena e milhar, através desse conhecimento conseguiu resolver as situações que colocamos para ela.
            Primeiro falamos um número e pedimos que representasse no ábaco, em seguida, colocamos um número e pedimos para que lesse, ao ler sentiu um pouco de dificuldade, porém conseguiu falar corretamente. Também pedimos para que ela somasse uns números no ábaco, dissemos o primeiro número e ela o representou, em seguida dissemos o segundo, ela colocou-o junto com o primeiro, então dissemos para ela ler o número que deu (soma), leu corretamente.
            Ao questioná-la sobre qual das atividades (ler, representar e somar) achou mais complicada, disse que foi ler. Em nenhum momento ela fez perguntas, pois como já dissemos ela tem conhecimento do sistema de numeração decimal. Apesar de nos conhecer ficou um pouco envergonhada, pois estava sendo filmada.

1 – Qual o número que está representado no ábaco?
R: 4138 e 596
2 – Represente os números abaixo no ábaco.
275
2840
3525
484
3 – Calculem no ábaco.
139 + 821=
3564 + 342=

Registro das reações, questionamentos, conjunturas e afirmações feitas pela criança.
1.      Você acha que quanto maior for número, mais difícil será para representá-lo no ábaco?
2.      Qual das 3 atividades você achou mais difícil?
3.      Você já é capaz de montar uma atividade de somar sem ajuda utilizando o ábaco?
4.      Você acha que o ábaco auxilia no processo de aprendizagem de representação das casas decimais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário