Proposta de
atividade para uma criança do 5° ano
A aluna não conhecia um ábaco, porém, ao apresentá-lo para ela e explicar sua
utilidade e modo de funcionamento, não teve dúvidas, pois conhece o sistema
numérico de unidade, dezena, centena e milhar, através desse conhecimento
conseguiu resolver as situações que colocamos para ela.
Primeiro falamos um número e pedimos que representasse no ábaco, em seguida,
colocamos um número e pedimos para que lesse, ao ler sentiu um pouco de
dificuldade, porém conseguiu falar corretamente. Também pedimos para que ela
somasse uns números no ábaco, dissemos o primeiro número e ela o representou,
em seguida dissemos o segundo, ela colocou-o junto com o primeiro, então
dissemos para ela ler o número que deu (soma), leu corretamente.
Ao questioná-la sobre qual das atividades (ler, representar e somar) achou mais
complicada, disse que foi ler. Em nenhum momento ela fez perguntas, pois como
já dissemos ela tem conhecimento do sistema de numeração decimal. Apesar de nos
conhecer ficou um pouco envergonhada, pois estava sendo filmada.
1 – Qual o número que está
representado no ábaco?
R: 4138 e 596
2 – Represente os números abaixo no
ábaco.
275
2840
3525
484
3 – Calculem no ábaco.
139 + 821=
3564 + 342=
Registro das
reações, questionamentos, conjunturas e afirmações feitas pela criança.
1. Você acha que quanto maior for número, mais difícil será para
representá-lo no ábaco?
2. Qual das 3 atividades você achou mais difícil?
3. Você já é capaz de montar uma atividade de somar sem ajuda utilizando o
ábaco?
4. Você acha que o ábaco auxilia no processo de aprendizagem de
representação das casas decimais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário