terça-feira, 30 de outubro de 2012

ÁBACO


CÁCULO MENTAL

Os números fazem parte do nosso cotidiano, ex: fazer compras no supermercado, usar o telefone, e, para realizar alguns cálculos é necessário que saibamos o sistema numérico e as quatro operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
O cálculo mental é um importante aspecto do desenvolvimento do sentido de números, a capacidade que o aluno tem de resolver situações de cálculo utilizando seu conhecimento e destreza com os números e operações.
O cálculo mental desenvolve nas crianças qualidade de ordem, de lógica, de reflexão e de memória o que auxilia na formação intelectual e contribui na resolução de cálculos simples sem o recurso da escrita. A criança trabalha a memória e concentração ao mesmo tempo, aprende a individualidade dos números. O caçulo mental também permite que a criança calcule livremente, aprimorando suas estratégias de cálculos.
Para que a criança se aproprie do cálculo mental é necessário que compreenda a noção de número concreto e depois de número abstrato. A habilidade de calcular mentalmente não depende somente da memória, mas também de como utilizar a técnica operatória mais apropriada para a solução do problema.
O cálculo mental varia de indivíduo para indivíduo, cada pessoa possui uma estratégia própria para resolver as situações de cálculo, e isso é aprimorado com o decorrer da vida. O professor deve incentivar o cálculo mental nas crianças através de jogos, brincadeiras e estratégias que estimulem o desenvolvimento dessa habilidade.
Entende-se por cálculo mental, o cálculo feito com a cabeça sem o uso da escrita, porém, a escrita pode fazer parte do cálculo mental, um exemplo é quando resolvemos uma operação de cálculo escrito, através da visão dos números a memória pode resolver o problema, isso se designa cálculo mental.

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