CÁCULO MENTAL
Os números fazem
parte do nosso cotidiano, ex: fazer compras no supermercado, usar o telefone,
e, para realizar alguns cálculos é necessário que saibamos o sistema numérico e
as quatro operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e divisão).
O cálculo mental é
um importante aspecto do desenvolvimento do sentido de números, a capacidade
que o aluno tem de resolver situações de cálculo utilizando seu conhecimento e
destreza com os números e operações.
O cálculo mental
desenvolve nas crianças qualidade de ordem, de lógica, de reflexão e de memória
o que auxilia na formação intelectual e contribui na resolução de cálculos
simples sem o recurso da escrita. A criança trabalha a memória e concentração
ao mesmo tempo, aprende a individualidade dos números. O caçulo mental também
permite que a criança calcule livremente, aprimorando suas estratégias de
cálculos.
Para que a criança
se aproprie do cálculo mental é necessário que compreenda a noção de número
concreto e depois de número abstrato. A habilidade de calcular mentalmente não
depende somente da memória, mas também de como utilizar a técnica operatória
mais apropriada para a solução do problema.
O cálculo mental
varia de indivíduo para indivíduo, cada pessoa possui uma estratégia própria
para resolver as situações de cálculo, e isso é aprimorado com o decorrer da
vida. O professor deve incentivar o cálculo mental nas crianças através de
jogos, brincadeiras e estratégias que estimulem o desenvolvimento dessa
habilidade.
Entende-se por
cálculo mental, o cálculo feito com a cabeça sem o uso da escrita, porém, a
escrita pode fazer parte do cálculo mental, um exemplo é quando resolvemos uma
operação de cálculo escrito, através da visão dos números a memória pode
resolver o problema, isso se designa cálculo mental.
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