ATPS
Etapa 1Texto argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.
Trabalhar com
números, deve envolver atividades com tabelas simples, gráficos, pesquisas
informais com registro numérico em fichas,
O professor deve
fazer um levantamento dos alunos investigando o que estes já sabem sobre os
números, quais identificam como usar e quais sabem ler e escrever por meio de
atividades orais, com isso é possível confrontar suas hipóteses com o conteúdo;
Manter o ambiente
especial com exposição de Calendários, quadros numéricos e acesso a materiais
para contagem e calculadora, é fundamental para alfabetização Matemática;
A Contagem
regressiva permite ao estudante a associação entre o número enunciado a cada
objeto contado;
Apresentar
critérios que aumente a percepção de composição dos dígitos, ou seja, quanto
mais dígitos, maior é o número.
Construir noções
geométricas, partindo de exploração do espaço que nos rodeiam, localizando
objetos no espaço.
Enfim, para se
trabalhar com números nas séries iniciais é preciso partir dos conhecimentos
prévios dos alunos, com base nos acontecimentos do seu cotidiano e na sua
vivência, para a escola esses conhecimentos devem ser explorados por meio de
atividades diversificadas como jogos, brincadeiras, desafios e outros, onde a
forma de utilizar os números tenha frequência na vida social e familiar do
mesmo, possibilitando ampliar à construção do conceito numérico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário