terça-feira, 30 de outubro de 2012

ÁBACO


ATPS

Etapa 1Texto argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.

Trabalhar com números, deve envolver atividades com tabelas simples, gráficos, pesquisas informais com registro numérico em fichas,
O professor deve fazer um levantamento dos alunos investigando o que estes já sabem sobre os números, quais identificam como usar e quais sabem ler e escrever por meio de atividades orais, com isso é possível confrontar suas hipóteses com o conteúdo;
Manter o ambiente especial com exposição de Calendários, quadros numéricos e acesso a materiais para contagem e calculadora, é fundamental para alfabetização Matemática;
A Contagem regressiva permite ao estudante a associação entre o número enunciado a cada objeto contado;
Apresentar critérios que aumente a percepção de composição dos dígitos, ou seja, quanto mais dígitos, maior é o número.
Construir noções geométricas, partindo de exploração do espaço que nos rodeiam, localizando objetos no espaço.
Enfim, para se trabalhar com números nas séries iniciais é preciso partir dos conhecimentos prévios dos alunos, com base nos acontecimentos do seu cotidiano e na sua vivência, para a escola esses conhecimentos devem ser explorados por meio de atividades diversificadas como jogos, brincadeiras, desafios e outros, onde a forma de utilizar os números tenha frequência na vida social e familiar do mesmo, possibilitando ampliar à construção do conceito numérico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário